GEOPROCESSAMENTO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1.Registro de Imagens
Registro é uma transformação geométrica que relaciona coordenadas da imagem (linha e coluna) com coordenadas geográficas (latitude e longitude) de um mapa. Essa transformação elimina distorções existentes na imagem, causadas no processo de formação da imagem, pelo sistema sensor e por imprecisão dos dados de posicionamento da plataforma (aeronave ou satélite).
A necessidade de fazer o registro:
· Integração de imagens obtidas por sensores diferentes.
· Imagens obtidas em tempos diferentes. Análise temporal.
· Imagens tomadas em posições diferentes. Obter informação tridimensional
· Mosaico de imagens.
1.1 Procedimentos
Antes de começar o processo de registro das imagens Resourcesat, estas podem ser recortadas (para fazer o registro apenas da área de estudo) e salvas no formato “.spg” (formato de imagens do SPRING), pois o SPRING só irá abrir as imagens para registro se estiverem nesse formato. Esse procedimento será realizado no módulo IMPIMA.
a) CONVERTER AS IMAGENS DO FORMATO TIFF PARA SPG
• Clique sobre o ícone do IMPIMA na área de trabalho. Ao abrir o software, clique em
“Arquivo > Abrir” e busque a imagem “Resourcesat_LIS3_B3”. Clique no botão “desenhar” para visualizar a imagem na tela. Utilize o botão “realçar” para melhorar a visualização da imagem. • Após selecionar uma área da imagem, o próximo passo é salvar no formato “.spg”. Para isso, clique em “Arquivo > Salvar como...” e salve com o nome “Resourcesat_LIS3_B3_rec1”.
• Salve as imagens no formato “.spg”
• Na área de trabalho, clique sobre o ícone do Spring. Ao Abrir o software, clique no menu “Arquivo > Banco de dados”. Na