Reino animália
Os animais vertebrados são caracterizados pela presença de uma medula espinhal e uma coluna vertebral e, ademais o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), o sistema muscular (músculo estriado esquelético, cardíaco e liso) e esqueleto interno também formam suas estruturas. No tocante à formação dos órgãos, possuem os tecidos: conjuntivo, epitelial, vascular, muscular e nervoso. Já o sistema respiratório deles, dependendo do animal, se dá por meio de brânquias (respiração branquial) ou pulmões (respiração pulmonar).
O corpo dos vertebrados é constituído pela pele composto por duas camadas: a derme (interna) e a epiderme (externa). Vale lembrar que as aves e os mamíferos possuem ainda uma camada mais interna, antes da derme, conhecida como epiderme (camada de gordura) e está relacionada com a manutenção da temperatura do corpo.
REPTEIS CARACTERISTICAS GERAIS
O corpo dos répteis é formado por cabeça, pescoço, tronco e cauda e são incapazes de manter a sua temperatura corporal constante, necessitando, portanto, do calor do ambiente para regulação da temperatura corporal, o que limita sua localização aos trópicos e subtrópicos, onde a maioria das espécies de répteis é carnívora.
Possuem dois pares de membros locomotores, cada um com cinco dedos acabados em garras e pernas reduzidas em alguns lagartos, ausentes outros (cobras), o que os tornam rastejantes ou nadadores, como as tartarugas marinhas que possuem patas em forma de remos.
Sua pele é ressecada e resistente, coberta por escamas de origem epidérmica, o que a torna queratinizada e praticamente impermeável, a qual também pode apresentar placas ósseas de origem dérmica (tartarugas e jabutis).
Sua reprodução geralmente é ovípara, com ovos grandes e vitelos proporcionalmente amplos e rodeados por uma membrana amniótica nutritiva,
Possuem sistema circulatório e um coração desmembrado em três cavidades e, no caso dos crocodilos, quatro cavidades. Sua