Regulação nas plantas
Neste trabalho veremos regulação nas plantas, São cinco os grupos de hormônios : as Auxinas, as Giberelinas, as Citocininas, o ácido Abscisico e o Etileno. Também veremos neste trabalho , sobre os hormônios e sobre os fatores externos que atuam nela. Como Fitormônios, Tropismos, Nastismos, Fotoperiodismo, Quebra da dormência.
Regulação nas plantas.
Fitormônios.
As hormonas vegetais ou fito-hormonas são compostos organicos que atuam em doses muito pequenas e são os principais fatores internos de regulação das reações de desenvolvimento e crescimento das plantas.
Uma planta precisa de diversos fatores, internos e externos, para crescer e se desenvolver, e isto inclui diferenciar-se e adquirir formas, originando uma variedade de células, tecidos e órgãos.
Os principais fatores internos são os chamados hormonas vegetais ou fito-hormonas, substâncias químicas que atuam sobre a divisão, elongação e diferenciação celular.
São cinco os grupos de hormônios cujos efeitos já foram bem estudados: as Auxinas, as Giberelinas, as Citocininas, o ácido Abscisico e o Etileno.
Auxinas.
As auxinas são responsáveis pelos tropismos (foto e geotropismo), pelo desenvolvimento dos frutos, alongamento celular radicular e caulinar e dominância apical do caule. A maioria das auxinas são sintetizadas pela indústria química, a única produzida naturalmente nas plantas é o ácido indolacético (AIA). Ele é sintetizado pelas folhas, principalmente das gemas apicais dos caules, de onde é transportado para as outras partes da planta. Seus efeitos podem variar dependendo da célula, época e tecido em que atua.
O AIA pode inibir ou estimular o crescimento de um caule ou uma raiz dependendo de sua concentração na célula.
Das auxinas sintetizadas pela indústria química as mais comuns são o 2,4-d (ácido 2,4 diclorofenoxiacético) e o ANA (ácido alfa-naftalenoacético), de grande emprego na agricultura.
Ácido abscísico.
O Ácido abscísico (ABA)