Regua Graduada
Introdução
A régua graduada é um instrumento de medição muito simples, empregado nas medições de dimensões lineares. A régua apresenta-se, normalmente, em forma de lâmina de aço-carbono ou de aço inoxidável. Nas lâminas da régua estão gravadas as medidas em centímetro (cm) e milímetro (mm), conforme o sistema métrico, ou em polegada e suas frações, é usada para medidas lineares, quando não há exigência de grande precisão. Para que seja completa e tenha caráter universal, deverá ter graduações do sistema métrico e do sistema inglês.
TIPOS
Régua de encosto interno
Usada para medição com face interna de referência.
Régua sem encosto
Para usa lá, devemos subtrair do resultado o valor do ponto de referência.
Régua com encosto
Destinada somente à medição de comprimento a partir de uma face externa de uma peça.
Régua de profundidade
Utilizada nas medições de canais ou rebaixos internos.
Régua de dois encostos
É usada principalmente pelos ferreiros. Dotada de duas escalas: uma com referência interna e outra com referência externa.
Régua rígida de aço-carbono com seção retangular
Utiliza-se para medir deslocamentos em máquinas – ferramenta, controle de dimensões lineares, traçagem,etc.
LEITURA NO SISTEMA MÉTRICO
Cada centímetro na escala encontra-se dividido em 10 partes iguais e cada parte equivale a 1 mm. Assim, a leitura pode ser feita em milímetro. A ilustração a seguir mostra, de forma ampliada, como se faz isso.
LEITURA NO SISTEMA INGLÊS DE POLEGADA FRACIONÁRIA
Nesse sistema, a polegada divide-se em 2, 4, 8, 16... partes iguais. As escalas de precisão chegam a apresentar 32 divisões por polegada, enquanto as demais só apresentam frações de 1/16". A ilustração a seguir mostra essa divisão, representando a polegada em tamanho ampliado.
USO
Utiliza-se a régua graduada nas medições com erro admissível superior à menor graduação. Normalmente, essa graduação equivale a 0,5 mm ou 1/32".