Metrologia
Objetivo 5
História 5
Instrumentos de medição 6
Réguas Industriais 6
Réguas Graduadas 7
CONSERVAÇÃO 8
Metro Articulado 8
CONSERVAÇÃO 9
Trena 9
Conclusão 9
Referências Bibliográficas 10
[PÁGINA INTENCIONAMELMENTE EM BRANCO]
Objetivo O objetivo deste relatório é identificar os conceitos, graduação e como trabalhar com o equipamento de medição industrial denominado Régua Graduada.
História A necessidade de medir as coisas é antiga e como ter referencias para que seja executada as tarefas com um padrão estabelecido foi sendo cada vez mais necessária. Então se fora criada como referencia uma régua na qual ficava ao centro da cidade e que apresentava as medidas do rei atual, medidas estas sendo Polegadas, Jardas, Pés, Braças, Passos, Palmos, Côvado e Cúbito. Porem a cada vez que o rei é trocado a medição deveria ser refeita, tornando-se padrão as medidas do próximo rei. Sendo assim cada vez que haja algum rei com medidas diferentes os projetos anteriores estavam fora do padrão estabelecido atualmente. Foi a partir desta ideia que foi padronizada as medidas para um padrão no qual pode ser seguido até hoje. Varias medições foram criadas não tendo somente as partes do corpo humano como referencia, como por exemplo um dos mais utilizados, o Metro, no qual tomou como referencia o meridiano terrestre. Um Metro equivale à décima milionésima parte de um quarto do hemisfério terrestre, e o que utilizaremos como referencia nos objetos aqui vistos. As figuras abaixo ilustram o sentido deste texto.
Instrumentos de medição
Réguas Industriais As réguas que atualmente mais utilizadas em carácter industrial são as réguas graduadas, as réguas articuladas e as trenas. As figuras abaixo mostram alguns exemplos de réguas industriais, para que ilustre o tema inicialmente.
As réguas serão tratadas individualmente abaixo:
Réguas Graduadas As