Lala
A régua graduada, o metro articulado e a trena são os mais simples entre os instrumentos de medida linear. A régua apresenta-se, normalmente, em forma de lâmina de aço-carbono ou de aço inoxidável. Nessa lâmina estão gravadas as medidas em centímetro (cm) e milímetro (mm), conforme o sistema métrico, ou em polegada e suas frações, conforme o sistema inglês.
Régua graduada
[pic]
Utiliza-se a régua graduada nas medições com .erro admissível. superior à menor graduação. Normalmente, essa graduação equivale a 0,5 mm ou 1/32".
As réguas graduadas apresentam-se nas dimensões de 150, 200, 250, 300, 500, 600, 1000, 1500, 2000 e 3000 mm. As mais usadas na oficina são as de 150 mm (6") e 300 mm (12").
Tipos e usos
Régua de encosto interno
Destinada a medições que apresentem faces internas de referência.
[pic]
Régua sem encosto
Nesse caso, devemos subtrair do resultado o valor do ponto de referência.
[pic]
Régua com encosto
Destinada à medição de comprimento a partir de uma face externa, a qual é utilizada como encosto.
[pic]
Régua de profundidade
Utilizada nas medições de canais ou rebaixos internos.
[pic]
Régua de dois encostos
Dotada de duas escalas: uma com referência interna e outra com referência externa. É utilizada principalmente pelos ferreiros.
[pic]
Régua rígida de aço-carbono com seção retangular
Utilizada para medição de deslocamentos em máquinas-ferramenta, controle de dimensões lineares, traçagem etc.
[pic]
Características
De modo geral, uma escala de qualidade deve apresentar bom acabamento, bordas retas e bem definidas, e faces polidas. As réguas de manuseio constante devem ser de aço inoxidável ou de metais tratados termicamente. É necessário que os traços da escala sejam gravados, bem definidos, uniformes, equidistantes e finos. A retitude e o erro máximo admissível das divisões obedecem a normas internacionais.
Leitura no sistema métrico
Cada