Regras de solubilidade
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
QUÍMICA GERAL
REGRAS DE SOLUBILIDADE
Campos dos Goytacazes
2009.1
1. INTRODUÇÃO
Uma solução é uma mistura homogênea de um soluto (substância sendo dissolvida) em um solvente (substância que efetua a dissolução). As soluções são encontradas em quaisquer dos três estados físicos: gasoso, líquido ou sólido. As soluções mais familiares estão no estado líquido, especialmente aquelas nas quais a água é o solvente. O grau de dissolução de um soluto em um solvente depende de vários fatores. Os mais importantes são: a natureza das partículas de solvente e soluto e as interações entre elas; a temperatura na qual a solução é formada; a pressão de um soluto gasoso. Quando se fala de solubilidade, é comum a afirmação ‘ os quais se dissolvem’. Um môo mais significativo de expressar esta idéia é dizer que duas substâncias com forças intermoleculares aproximadamente o mesmo tipo e valor são provavelmente muito solúveis uma na outra
2. MATERIAL E MÉTODOS
2.1 DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DA MADEIRA UTILIZANDO DIFERENTES FERRAMENTAS DE MEDIDA
Mediu-se a massa da amostra de madeira com auxílio de balança analítica. Após, mediu-se com régua a altura, largura e o comprimento das amostras para calcular seu volume. Repetiu o procedimento usando paquímetro. Calculou-se a densidade.
2.2 DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE METAL PELO EMPUXO
Mediu-se a massa da amostra de metal com auxílio de balança analítica. Após, mediu-se o volume da peça através do método do empuxo que consiste em colocar determinado volume de água em proveta graduada e depois depositar o metal na proveta. O volume da peça será o volume de água deslocado.
2.3 COMPARAÇÃO DA DENSIDADE DA ÁGUA E DO ÁLCOOL COMERCIAL UTILIZANDO DIFERENTES FERRAMENTAS
Mediu-se o volume de água em balão volumétrico e depois a massa deste volume foi medida com auxílio