Regras de solubilidade
Princípios de solubilidade O grau de dissolução de um soluto em um solvente depende de vários fatores, entre eles podemos citar:
A natureza das partículas de solvente e soluto e as interações entre elas.
A temperatura na qual a solução é formada.
A pressão de um soluto gasoso.
Se falando em solubilidade devemos lembrar que “semelhante dissolve semelhante” sendo assim, uma substancia polar tende a se dissolver num solvente polar e uma substancia apolar tende a se dissolver num solvente apolar.
Saturação de uma solução
Uma solução se torna saturada a partir do ponto em que não ocorre dissolução do soluto no solvente, ou seja, quando ela atinge seu Ponto de Saturação. O ponto de saturação depende do soluto, do solvente e das condições físicas, esse ponto é definido pelo coeficiente ou grau de solubilidade.
Coeficiente de solubilidade
O coeficiente de solubilidade é a quantidade necessária de uma substancia para saturar uma quantidade padrão de solvente, em determinada temperatura e pressão.
Quando o coeficiente de solubilidade de uma substancia em determinado solvente possui valor próximo de zero, sendo praticamente nulo, dizemos que a substancia é insolúvel nesse solvente, como agua é óleo.
Em função do ponto de saturação podemos classificar as soluções em:
Insaturadas: aquelas que contem menos soluto do que o estabelecido pelo coeficiente de solubilidade.
Saturadas: aquelas que atingiram o coeficiente de solubilidade.
Supersaturadas: ultrapassam o coeficiente de solubilidade.
Fonte dessa primeira parte: http://educacao.globo.com/quimica/assunto/solucoes/solubilidade.html acessada em 29/09/2014 ás 14h40min.
CLASSIFICAÇÃO DOS COMPOSTOS INORGANICOS
Ácidos
São compostos covalentes que reagem com agua (sofrem ionização), formando soluções que apresentam como único cátion o Hidrônio, H3O1+, ou seja, o cátion H1+. Exemplos: H2SO4 (ácido sulfúrico) e HF (ácido fluorídrico).
Bases
Compostos capazes de se dissociar na água