regras de relatório
Regras para a elaboração de um relatório científico
A investigação científica é uma actividade mista de meditação, execução e reflexão, que comporta longos períodos de estudo, observação atenta, experiências, etc.
Durante a investigação, necessita de registar todos os dados e resultados, pois, de outro modo, seria incapaz de, no final, chegar a quaisquer conclusões e todo o seu trabalho teria sido infrutífero. O relatório científico é a melhor forma de atingir esse objectivo: registar os planeamentos, as execuções, os resultados obtidos e as conclusões.
Um relatório científico não é mais do que a descrição de toda a actividade laboratorial construída a partir das tuas anotações. Para que o seu relatório tenha valor científico deverá ser elaborado de modo a conter características muito precisas. Assim, deverá ser claro, objectivo, impessoal, detalhado, sintético e cuidadoso.
Existem normas universais para a elaboração de relatórios científicos, no entanto, essas normas não são rígidas, isto é, são adaptáveis de uma forma útil às características próprias de cada trabalho. Assim, de uma maneira geral, os relatórios que vais realizar devem conter os dados seguintes:
Capa– Identificação da escola no cimo, seguido da disciplina; título do trabalho ao centro e deve ser claro, descritivo e sem pretensões, mas deve também ser curto e conciso; identficação do aluno (ano, n.º e turma) e data em baixo. Deve também ser referido o n.º do relatório.
Índice– Não se pagina, mas contabiliza-se, isto é constituirá a página 2.
Introdução– na introdução deve ser explicado o âmbito do trabalho e mencionados os antecedentes que importa ter em conta. A introdução deve incluir uma descrição simples e clara dos dados que vão ser colhidos e dos princípios que vão ser demonstrados. Deve apresentar-se o problema.
Objetivo(s) - Dever-se-á esclarecer o fim para o qual otrabalho se realizou.
Material– nesta secção, deve indicar resumidamente quais