Relatório cientifico : Regras de orientação
Ano letivo 2013/2014 Biologia e Geologia do 11º Ano
ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO CIENTÍFICO
COMPONENTES
CONTEÚDO
IDENTIFICAÇÃO
Deste item faz parte a identificação do autor, o título da atividade prática (simples e curto), a data de realização da atividade, a numeração da atividade e das páginas do relatório.
OBJECTIVOS
Enunciar os objetivos a alcançar com a atividade prática. Utilizar formas verbais no infinitivo (investigar, identificar, distinguir, observar,…).
INTRODUÇÃO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Texto introdutório com fundamentos teóricos sobre os conteúdos científicos que são abordados na atividade (pesquisa bibliográfica). Esta secção deve incluir, de forma sucinta, o problema em estudo enquadrado no conhecimento científico existente sobre o assunto. Pode incluir imagens ou diagramas ilustrativos devidamente legendados e referenciados no texto.
MATERIAL
Listar o material utilizado na atividade prática, evitando a referência a materiais “óbvios”, tais como: caderno, caneta, bata, cadeira, mesa,…
Organizar os materiais por grupos: material de laboratório, material biológico, reagentes e outros materiais.
PROCEDIMENTO
Descrever o procedimento seguido na realização da experiência, enunciando as diversas etapas numa sequência correta e utilizando as formas verbais no passado (fez-se, colocou-se, observaram-se,...).
RESULTADOS
Pode ser uma sequência legendada de fotos, uma tabela de dados, quadros, gráficos, um desenho ou esquema legendado. Neste ponto não devem ser feitos comentários, transformações ou interpretações dos resultados.
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Interpretar os resultados obtidos, tendo em vista, os objetivos inicialmente propostos. Explicar se os resultados estão de acordo com a pesquisa realizada sobre o assunto. Pode fazer-se uma breve referência às dificuldades sentidas, aos ensaios mal sucedidos e/ou tentativas infrutíferas, que podem ocorrer em