Contabilidade Comercial
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Contabilidade Intermediária
A N O 2 0 1 0
Prof.: Écio Ferreira da Cunha
PLANO DE CONTAS
O Plano de Contas é um conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplinam as tarefas do setor de Contabilidade, objetivando a uniformização dos registros contábeis.
O Plano de Contas é um instrumento de grande importância no desenvolvimento do processo contábil de uma empresa. Cada empresa deverá elaborar o seu Plano de Contas, tendo em vista suas particularidades e observando:
a) os Princípios de Contabilidade geralmente aceitos;
b) as normas legais estabelecidas pela Lei nº 6.404/76;
c) a legislação específica do ramo de atividade exercido pela empresa.
Assim, tendo em vista o porte, o ramo de atividade da empresa e a quantidade de informações exigidas pelos usuários, o Plano de Contas poderá conter um número maior ou menor de informações.
Composição do Plano de Contas Um Plano de contas ideal poderá compor-se de três partes:
Elenco de Contas;
Manual de Contas;
Lançamentos explicativos para o registro de operações especiais.
Elenco de Contas O Elenco de Contas consiste na relação das contas que serão utilizadas para o registro dos Fatos Administrativos decorrentes da gestão do patrimônio da empresa. O Elenco de Contas envolve a intitulação (nome) e o código de cada conta. Em qualquer Elenco de Contas, seja qual for o tipo de empresa, as contas devem ser agrupadas de acordo com a estrutura estabelecida pela Lei nº 6.404/76. Veja a seguir um exemplo de Elenco de Contas:
1 – ATIVO
1.1 . Ativo Circulante 1.1.01 - Caixa 1.1.02 - Bancos Conta Movimento 1.1.03 - Duplicatas a Receber 1.1.04 - Promissórias a Receber