Regras Comprar & Vender
"A criatividade é o poder de conectar o aparentemente desconectado."
1. - Crie o futuro, hoje…
Prepare-se, prepare-se e prepare-se, pensando “fora da caixa”. Pense no negócio do seu interlocutor como se fosse seu. Imagine como é que alguém o poderia surpreender. Veja o que ainda não foi visto. Ouse desafiar a sua mente. Provoque-se.
2. - Negoceie de pessoa para pessoa…
O mercado está inundado de empresas, de produtos ou serviços muito idênticos. Recorde sempre que não existem duas pessoas iguais. Prepare-se para lidar com um interlocutor que é único. Que vê, sente, pensa e age de maneira diferenciada. Respeite essa especificidade. Individualidade é palavra de ordem. Este detalhe pode fazer toda a diferença. Já tive a sorte de colaborar com uma empresa onde os vendedores tinham apenas três visitas para que o cliente soubesse identificá-lo pelo nome. Essa empresa (obviamente é um líder mundial…), já há muitos anos que sabia que a confiança e a customização da relação com os clientes, dependia da capacidade que os seus vendedores tinham em ganhar reputação junto dos mesmos. Quantas vezes nos deparamos com uns “amadorzecos” que depois de estarem a falar pessoalmente connosco, nos enviam mails encabeçados com um Exmo.(a) Senhor(a)!
Invista um pouco no Google e aprenda o que significam, por exemplo, as palavras: empatia, rapport, sincronização e convergência.
3. - Negoceie-se!
Enquanto profissional, sabe onde está evidenciado o seu valor?
Se você próprio não sabe quais são os seus pontos fortes, como poderá utilizá-los na relação com os seus interlocutores?
Todos nós temos características próprias que devemos potenciar. Há pessoas que desperdiçam um potencial enorme nas interacções com os outros, apenas porque não sabem quais são as suas características distintivas, que potenciam os resultados das suas interacções negociais. Olhe para si como “um produto de qualidade. Descubra-se, potencie-se…
4. - Coloque questões