Regra de Pontuação
A pontuação é um elemento importante da linguagem e da escrita. A pontuação indica onde pausar, o tempo da pausa e possivelmente a necessidade da inflexão da voz. Em alguns idiomas, se o leitor não mudar o tom de voz, quando apontuação exige, poderá transformar uma pergunta em afirmação ao mudar completamente o sentido da frase. Em muitos idiomas é impossível ler correctamente sem prestar bastante atenção dos sinais de pontuação `` tanto os gráficos como os que se encontram subentendido no contexto´´. Pois os sinais influenciam o som das letras. Por isso somos exigidos a conhecer bem as regras de pontuação e acentuação. Os sinais de pontuação podem ser encontrados num contexto para mostrar a riqueza e a pontuação do código oral que marcam no modo de leitura as pausas maiores ou menores, que também concorrem para o valor expressivo da frase.
O que é ponto?
É a marcação sintática de elementos que compões o período, o que pertence sintaticamente ao sentido que queremos dar ao texto ou frase. Os sinais de pontuação são marcações gráficas que servem para compor a coesão e a coerência textual, além de ressaltar especificidades semânticas e pragmáticas. Pontuação é o emprego de certos sinais gráficos que se colocam entre orações e partes de oração para indicar pausas de diversas espécies, ou para denotar mudança de tonalidade de voz, ou simplesmente para chamar a atenção do leitor.
Críticas ao uso comum da pontuação
Teóricos da linguagem contemporâneos, como o francês Henri Meschonnic, consideram que a pontuação, como usada atualmente, tende a organizar logicamente o texto, não por seus elementos rítmicos e melódicos, tendo tal uso origem no chamado Cartesianismo. Com base nesta deformação rítmica produzida pelo uso lógico da pontuação, muitos poetas como Guillaume Apollinaire, Allen Ginsberg e o próprio Meschonnic aboliram a pontuação em sua