A pontuação segundo a gramática – flutuação da regra
Os sinais de pontuação encontram na Gramática seu apogeu de regras e têm por finalidade identificar e classificar os limites sintático/semânticos entre as unidades de sentido, e dessa classificação depende a escolha dos mesmos. Como afirma Celso Cunha (1981, p. 340). "Pontuar é sinalizar gramatical e expressamente um texto. O emprego inadequado de um sinal de pontuação pode não só prejudicar, mas até alterar o seu sentido. Cumpre, pois, utilizar com precisão tais sinais".
Entendemos, pois, pelo dizer de Celso cunha, acima transcrito, que o ato de pontuar exige um conhecimento gramatical da parte do escrevente e ao mesmo tempo, requer deste, um cuidado especial, uma vez que, um descuido pode levar a um desvio que prejudique o entendimento, ou até mesmo, modifique totalmente a mensagem. Para ilustrar, dentre os inúmeros casos possíveis de acontecer, podemos nos referir à vírgula, pois esta, dependendo do seu emprego, ou da falta deste, é capaz de modificar o sentido por completo da frase, como nos ensina o professor Cipro Neto (2007 p. 23). "A frase ‘só ela resolve tudo’ é bem diferente da frase ‘só, ela resolve tudo’. A vírgula muda tudo. Na primeira frase, ‘só’ significa ‘sozinha’; na segunda, ‘apenas, somente’".
Portanto, pontuar um texto não é um exercício aleatório, mas sim, um apego a regras. Entretanto, usuários da Língua Portuguesa em geral, têm dificuldades em utilizar com precisão o fenômeno da pontuação, uma vez que esta, não encontra na norma gramatical, regra clara e definida, ou seja, são muitos os casos em que há a possibilidade, por exemplo, de se utilizar, com o mesmo grau de acerto, um ou de outro sinal.
Nesse sentido, Vale ressaltar, a flexibilidade da regra gramatical em relação ao travessão (-), isto é, existe a possibilidade do emprego de vírgula (,) no lugar de travessão (-), como escreveu o Professor Cipro Neto (2007): “Também é possível empregar vírgula no lugar dos travessões