Plano de aula
1º Passo: Definir o objetivo/Descritor Definir as competências a serem desenvolvidas nos alunos. É a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da atividade. Tais o
2º Passo: Definir o conteúdo O ponto de partida é o conteúdo da aula. A sua escolha terá de ser de acordo com as necessidades didáticas da turma.
3º Passo: Problematização A aula poderá ser introduzida através de uma situação-problema: o professor coloca um desafio frente aos alunos, para excitar sua curiosidade, incita-lhes a pensar, a procurar a solução. O problema pode ser apresentado como uma pergunta.
4º Passo: Metodologia (Citar qual estratégia ser utilizada na aula que conduza ao objetivo definido) A definição da estratégia está relacionada com o desenvolvimento dos alunos. Há que ter em conta a maneira como os alunos poderão interpretar o conteúdo, o modo e o tipo de atividade que lhes poderá interessar.
5º Passo: Recursos (Pesquisar textos e material) A ideia para uma aula, sobretudo, recomenda-se que o professor, na medida do possível, construa o seu próprio material de pesquisa, com recortes de jornais e revistas, livros, vídeos e outros.
6º Passo: Avaliar a Aula Avaliação é o processo pelo qual se determina o grau e a quantidade de resultados alcançados em relação aos objetivos, considerando o contexto das condições em que o trabalho foi desenvolvido. Propor, entre outras hipóteses, uma atividade recreativa, de preferência interativa, como a criação de frases, textos, exercícios de compreensão onde os alunos possam, de alguma forma, aplicar os seus conhecimentos, recapitular os conteúdos apreendidos e, finalmente, sintetizar o que foi concluído em relação à matéria.
MOTIVAÇÃO
Todas as atividades precisam de uma motivação. Motivar é criar interesse pelo tema/conteúdo e vontade de saber mais sobre ele. É necessário que haja motivação desde o início até ao fim da aula. Quando nos apercebemos que o ritmo da