Regiões da Itália
A cozinha do Trentino Alto Adige é baseada principalmente em um trio de alimentos : maçã , carne e polenta que conseguem resumir muito a cozinha tradicional da região da fronteira, uma cozinha mais básica, sem muita complexidade, mais rústica predominando sabores fortes e bem característicos.
O estado é situado em meio de muitos vales, atravessado pelo rio Ádige, rodeado pelas Dolomitas no Tirol do Sul, Trentino pode ser considerada uma área de contato entre os sabores da culinária do norte e do sul.
Na região mais para o norte onde faz fronteira com a Áustria a cozinha nórdica se apresenta com pratos que vão de encontro com a tradição tirolesa como o Knodel ou bolinhos e chucrute alemão ou austríaco.
Além disso, a abundância de fungos presentes na região servem de base para preparar muitos pratos elaborados feitos com cogumelos.
No entanto, um prato constante e muito predominante na cozinha trentina é a polenta, que é enriquecida com novos ingredients, de acordo com cada região,
Por exemplo a polenta feita em Val di Non, polenta é feita de farinha de milho amarela misturada com farinha de trigo , enquanto em outra cidade perto de Garda pode-se encontrar uma polenta com farinha branca de trigo e batata. Além disso, existe também a polenta negra, feita com trigo serraceno.
Outro ponto forte da gastronomia trentina é o peixe, proveniente de água doce dos muitos vales existentes na região. O mais apreciado é a truta, servida com molho de limão , hortelã e uvas passas e também a enguia, assada ou cozida com vinho.
As carnes são a especialidade da região, consumidos com frenquencia.
Distinguem-se pelo rastreamento de animais, todos da região, o processamento ocorre em açougues locais e não são produzidos muitas peças, obtendo um produto final de alta qualidade.
Pode-se destacar as preparações típicas da montanha com abundancia de carne cozida, e, em algumas épocas do ano, são utilizadas muita carne de caça. A carne de porco, a