Região Sudeste
Produção agrícola e extrativismo mineral
A região Sudeste possui uma economia muito forte e diversificada.Os principais produtos agrícolas cultivados são:cana-de-açúcar,café,algodão,milho,mandioca,arroz,feijão e frutas.Também pratica-se o extrativismo mineral,os principais minérios explorados são:ferro,manganês,ouro e pedras preciosas.
Destacam-se as seguintes indústrias:
Naval e petrolífera,no Rio de Janeiro;
Automobilística,em São Paulo;
Siderúrgica,em São Paulo,Rio de Janeiro,Minas Gerais e Espírito Santo;
Petroquímica,com várias refinarias nos estados do Rio de Janeiro,São Paulo e Minas Gerais; Abrigando 42,5% da população brasileira e responsável por 58,7% do PIB nacional (327,5 bilhões de dólares em 1999), o Sudeste apresenta grandes contrastes. Ao mesmo tempo que concentra a maior parcela da riqueza nacional, é a região que mais sofre com o desemprego e o crescimento da violência
São Paulo
São Paulo: Nos últimos 50 anos,São Paulo, num salto sem paralelo na história de qualquer outra concentração urbana, perdeu sua fisionomia provinciana e acanhada para projetar-se como uma das maiores cidades do mundo-e a que entra em todas mais cresce. Atualmente com mais de 10 milhões de hab. ela é o centro poderoso de uma outra São Paulo- A grande São Paulo- Onde vivem mais de 15 milhões de pessoas e onde se localiza o maior pólo industrial de toda América Latina.
Cidades principais(SP): Campinas, Guarulhos, Santo André, Osasco, São Bernardo do Campo, Santos, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e São Caetano do Sul.
Cultura: -Religião- Tal qual a variedade cultural verificável em São Paulo, são diversas as manifestações religiosas presentes na cidade. Embora tenha se desenvolvido sobre uma matriz social eminentemente católica, tanto devido à colonização quanto à imigração — e ainda hoje a maioria dos paulistanos declara-se católica —, é possível