Região sudeste os pros e contras da industrialização
O mérito que é dado à região sudeste é de grande valia e orgulho para o nosso país.A região começou a se desenvolver,a partir do século XX, com a decadênciado café que foi por um longo período a principalfonte de renda e dava sustentabilidade ao país.
Com a criação das indústrias de base no Brasil, como a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Vale do Rio Doce e a Petrobras e ao mesmo tempo.Ocorreu à construção de várias usinas hidrelétricas, fato essencial,em virtude da crescente demanda de energia para suprir as necessidades desse setor produtivo, além das residências e comércio.
Dentre varias etapas importantes desse do processo de industrialização foi a inserção das empresas fabricantes de veículos, que impulsionou a construção de rodovias, contribuiu para integração entre a Região e outros estados beneficiando o processo de povoamento.
Tudo isso fez comgerasse uma subordinaçãoentre alguns estados que são mais desenvolvidos industrialmente pelo número de indústrias implantadas,ficando a hierarquia formada com seguinte sucessão, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Sendo a região mais evoluída do país, desde o século XVIII, em decorrência de suas atividades econômicas, a região Sudeste não parou de receber contingentes populacionais vindos de outras regiões e de fora do país, ocrescente mercado consumidor urbano foram fatores importantíssimos para o desenvolvimento da atividade industrial, que acelerou o processo de estruturação do espaço da região Sudeste, comandado por São Paulo.
Em contrapartida junto com a industrialização podemos encontrar alguns problemas como o excessivo e desenfreado crescimento da população a violênciaa desigualdade social quesão grandes agravantes da industrialização.
Na tentativa de solucionar os problemas sociais, gerados pela Revolução Industrial, alguns pensadores desenvolveram teorias como o socialismo utópico, o socialismo científico e o socialismo