Trabalho
A SUDENE tem um longo histórico de luta contra a seca na região nordeste, que remonta à sua própria fundação, em 1959. A partir das grandes secas de 1952 e 1958, o governo federal decidiu criar uma instituição capaz de coordenar as ações globais para o desenvolvimento da região, deslocando o enfoque de puro combate à seca.
Assim, a criação SUDENE da visava a coordenação das ações do Governo Federal com os objetivos de implementar a industrialização na Região e resolver os problemas agrícolas do Nordeste, agravados pela ocorrência de secas. Para industrializar a Região foi criado um sistema de incentivos fiscais, consolidados no FINOR - Fundo de Investimentos do Nordeste. Visando solucionar os problemas agrícolas da Região, foi adotada a estratégia formulada pelo GTDN - Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste, precursor da SUDENE, que se resumia nos seguintes Programas: Colonização das terras despovoadas existentes no Maranhão e no Oeste da Bahia;
Aproveitamento das bacias dos açudes e irrigação nos vales dos rios São Francisco e Parnaíba;
Aproveitamento dos tabuleiros costeiros do Nordeste;
Reorganização fundiária do Semi-árido e da Zona da Mata.
RIO SÃO FRANCISCO
PRÓS:
12 milhões de pessoas serão beneficiadas e que a irrigação de pólos agrícolas aquecerá a economia e aumentará o número de empregos.
Um milhão de cisternas podem armazenar 23 milhões de metros cúbicos. Já a transposição conseguirá levar 35 vezes mais água para quem precisa.
projeto prevê a revitalização das margens do rio São Francisco e que o tratamento de água pode diminuir a poluição nessas água, o que ajudaria o ecossistema.
O governo argumenta que apenas 1% do volume do reservatório irá ser usado na transposição.
CONTRAS:
os maiores beneficiados serão os grandes produtores e empresas ligadas a grandes projetos como o Ceara Steel. Os pequenos agricultores poderão acabar