Região Noroeste de Minas Gerais
Instituto de Geografia
Geografia de Minas Gerais
Prof. Dr. Winston Kléiber de Almeida Bacelar
VIRNA SALGADO BARRA
Região Noroeste de Minas Gerais
Uberlândia, 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Minas Gerais
Geografia de Minas Gerais
Prof. Dr. Winston Kleiber de Almeida Bacelar
VIRNA SALGADO BARRA
Região Noroeste de Minas Gerais
Análise do território sócio-espacial da Região do Noroeste de Minas Gerais. Para título de avaliação da disciplina Geografia de Minas Gerais da Universidade Federal de Uberlândia, Prof. Dr. Winston Kleiber de Almeida Bacelar.
Uberlândia, 2011
REGIÃO
O interior do Brasil foi esquadrinhado pelos bandeirantes, pelos pecuaristas e pelos aventureiros durante todo o período colonial. Segundo o historiador Antônio de Oliv eira Mello, a região Noroeste de Minas Gerais foi visitada, conhecida e perscrutada desde o final do século XVI. Ele reuniu indícios de que as bandeiras de Domingos Luis Grau (1586-1587), Antônio Macedo (1590), Domingos Rodrigues (1596), Domingos Fernandes (1599) e Nicolau Barreto (1602-1604), palmilharam esta região.
Em 1744 os bandeirantes Felisberto Caldeira Brant e José Rodrigues Frois comunicaram à coroa o descobrimento das minas do vale do Paracatu. Existem indícios de que o arraial já havia sido fundado muitos anos antes, pois a essa época já se tem conhecimento da existência de casas de morada e igrejas no local. Após essa descoberta, não surgiu no cenário das Gerais nenhuma nova região aurífera de importância. A Mesorregião Noroeste do estado de Minas Gerais é formada pelos municípios: Arinos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, Guarda-Mor, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Grande, Natalândia, Paracatu, Pintópolis, Presidente Olegário, Riachinho, Santa Fé de Minas, São