Reforma Agr Ria Noroeste De Minas
JOSÉ AMBRÓSIO FERREIRA NETO; DIEGO NEVES DE SOUSA; POLIANA OLIVEIRA CARDOSO; CLEITON SILVA FERREIRA MILAGRES; NORA BEATRIZ PRESNO AMODEO.
1. INTRODUÇÃO Este artigo analisa como as configurações estruturais dos municípios podem ser positivamente alteradas pela criação de projetos de assentamento rural, isto é, pela realização da reforma agrária. Analisou-se, levando-se em consideração a percepção da população urbana, os impactos socioeconômicos do processo de criação de projetos de assentamentos rurais na região Noroeste de Minas Gerais, considerando-se em especial as alterações políticas, econômicas e sociais decorrentes da criação desses projetos. Diferentes trabalhos têm discutido a eficiência da reforma agrária e a viabilidade econômica e social dos assentamentos rurais, bem como, nos últimos anos, as questões ambientais que envolvem a temática2. No entanto, pouco ainda se sabe sobre a efetiva contribuição dos assentamentos na alteração da dinâmica socioeconômica dos municípios onde estão localizados. Dessa forma, é de fundamental importância estudar os assentamentos rurais, articulando as transformações estruturais que a região onde se localizam, com elementos do processo de constituição dos projetos e das alterações vivenciadas na realidade socioeconômica dos municípios após a criação desses empreendimentos. A criação de um projeto de assentamento implica em um complexo processo de desenvolvimento local que articula alterações na dinâmica demográfica, formação de novos produtores e consumidores, organização social, ampliação do volume de recursos de circulação local etc. Enfim, um conjunto de elementos que contribuem efetivamente para o desenvolvimento socioeconômico local e regional.
2. METODOLOGIA A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso. Foram selecionados 8 municípios da região seguindo três critérios: número de assentamentos existentes (João