Região Geográfica
Caso 2: A região da África tropical úmida ignorava o essencial das técnicas hidráulicas na agricultura (irrigação) até 20 anos atrás. Em 1984, a África tropical contava com apenas 9 milhões de hectares de terras irrigadas. A carência de técnicas hidráulicas é um freio para a doação de uma agricultura com variedades de cereais de alto rendimento.
Fonte:Brunet, R.; Dollfus, O. Mondes nouveaux.Paris:Hachette/ Reclus, 1990.
A Geografia, atualmente, é considerada a ciência que estuda o espaço geográfico, ou seja, o ramo do conhecimento que busca compreender a dinâmica do espaço produzido e transformado direta ou indiretamente pelo ser humano.
Dessa forma, podemos considerar que a Geografia estuda a sociedade e a natureza, com o foco sobre amaneira com que essas se relacionam e o consequente processo de organização do espaço terrestre. O objetivo desses estudos é o de contribuir para a melhor maneira de se explorar os recursos da natureza, bem como desenvolver melhores formas de ser ver e melhorar as relações socioespaciais.
A definição acima apresentada não é consenso entre os geógrafos, tanto que, no passado, tal conceituação era bem diferente