Utilizando Sistema de Informação Geográfica e Desenvolvimento Regional na Região Oeste do RS (SIG
Utilizando Sistema de Informação Geográfica e Desenvolvimento Regional na Região Oeste do RS
(SIG)
Curso: Economia
Aluno: Clóvis jr Nogueira
Sistema de informação geográfica é um sistema de hardware, software, informação espacial e procedimentos computacionais que permitem facilitar a analise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem.
Existem vários modelos de dados aplicáveis em sig, por exemplo, o sig pode funcionar como uma base de dados com informação geográfica que se encontra associada por um identificador comum aos objetos gráficos de um mapa digital.
Desta forma, assinalando um objeto pode-se saber o valor dos seus atributos, e inversamente, selecionando um registro da base de dados é possível saber a sua localização e aponta-la num mapa. O sig separa a informação em diferentes camadas temáticas e as armazena independentemente, permitindo trabalhar com elas de modo rápido e simples, permitindo ao operador ou utilizador a possibilidade de relacionar a informação existente através da posição e topologia dos objetos, com o fim de gerar nova informação. Os campos de aplicação dos sig, por serem muito versáteis, são muito vastos, podendo utilizar na maioria das atividades com um componente espacial, da cartografia a estudos de impacto ambiental ou vigilância epidemiológica de doença, de prospecção de recursos ao marketing, constituindo o que poderá designar de sistemas espaciais de apoio á decisão.
A profunda revolução que provocaram as novas tecnologias afetou decisivamente a evolução da analise espacial.
Os sig permitem compatibilizar a informação proveniente de diversas fontes: como sensores espaciais, informação no GPS ou obtida com método tradicional topografia.
O sig poderia ser utilizado na região para o cultivo da soja. Utilizando os recursos que o sig dispõe, sendo uma nova plantação a primeira analise que seria feita, seria analise climática, para saber se á