região do cunha
A rede fluvial e os cursos d’água apresentam enorme importância devido ao seu papel de agentes modeladores e alteradores do relevo. O estudo de uma rede de drenagem, assim, é de suma importância para a compreensão dos processos geológicos e geomorfológicos que atuam na região e/ou aqueles que contribuíram e contribuem para a estruturação da rede.
Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise da rede de drenagem representada em um trecho da carta da região de Cunha (escala 1:50.000), hierarquizando os canais, delimitando as bacias hidrográficas e construindo perfis longitudinais e transversais.
Cunha é um município no leste do estado de São Paulo, e está inserido em uma área de planaltos (Bocaina, Paraitinga e Paraibuna) e serras (do Mar e Quebra-Cangalha), na região fisiográfica conhecida também como Mar de morros.
• A Serra do Indaiá é uma fracção territorial da Serra do Mar. Localiza-se no município de Cunha (Brasil), abrange também as montanhas das cidades de São Luiz do Paraitinga, Ubatuba e Paraty. Sua vegetação pertence à Mata Atlântica.
O nome « Indaiá » é atribuído popularmente a esta fracção da serra do mar pelo excesso de palmeiras-indaiá (« Attalea dubia ») que existem nesta área da mata.
A Serra Do Indaiá tem um reserva florestal de 140 km², que está preservada pelo Parque Estadual da Serra do Mar, onde seu nome também é atribuído ao núcleo desta área, o Núcleo Cunha-Indaiá. Existe apenas uma via pública para automóveis sobre a serra, é a Rodovia Vice-Prefeito Salvador Pacetti
• O Núcleo Cunha-Indaiá é uma das sedes do Parque Estadual da Serra do Mar. É uma reserva ambiental de cerca de 140 km², criada no ano de 1977 para proteger e preservar parte da Mata Atlântica ainda intacta, a biodiversidade local e monitorar propriedades com áreas verdes protegidas. Ocupa uma área total de 14.000 hectares e abrange as cidades de Cunha (que tem 71,5% da área do Núcleo) e Ubatuba (que tem 28,5% da área).