Reestruturação capitalista
DE EUCLIDES DA CUNHA PAULISTA – SP E TERRA RICA – PR.
Anderson Marioto Rola1
Rosangela Ap. de Medeiros Hespanhol2
Resumo: O trabalho tem como objetivo principal apreender os efeitos das políticas públicas, ou sua ausência, no âmbito do desenvolvimento local em dois municípios específicos: Euclides da Cunha Paulista-SP e Terra Rica-PR.
Procura-se utilizar como ferramentas de averiguação, levantamento bibliográfico, seleção e leitura de material referente às seguintes temáticas: desenvolvimento local, políticas públicas, descentralização políticoadministrativa e formação sócio-econômica dos Municípios de Euclides da
Cunha Paulista-SP e Terra Rica-PR, além de consultas em fontes secundárias
(IBGE, SEADE e IPARDES) e realização de entrevistas com representantes das prefeituras, associações e sindicatos.
Palavras Chaves: Políticas Públicas, Desconcentração político-administrativo,
Desenvolvimento Local.
1. Introdução
O presente artigo tem como objetivo principal refletir sobre as políticas públicas no Brasil, trazendo a problemática de sua aplicação e como esta poderia ser pensada e executada para se alcançar um crescimento econômico voltado para o desenvolvimento local endógeno.
A partir desse objetivo, o trabalho se concentra nas principais correntes que discutem a descentralização político-administrativa e suas conseqüências para o país no que tange ao desenvolvimento da nação, levando em conta nossa realidade econômica e social.
Abordamos também como as políticas públicas bem aplicadas podem levar a uma melhoria na qualidade de vida da população, alcançando assim um desenvolvimento local em uma dada região, ou mais especificamente, num município. Para a realização desta pesquisa3 selecionamos como recorte empírico os Municípios de Euclides da Cunha Paulista (SP) e Terra Rica (PR).
1
Graduando do curso de Geografia da FCT-UNESP campus de Presidente Prudente-SP e membro do