Projeto
BRINCADEIRA
Quem nunca foi zoado ou zoou alguém na escola? Risadinhas, empurrões, fofocas, apelidos como “bola”, “rolha de poço”, “quatro-olhos”. Todo mundo já testemunhou uma dessas “brincadeirinhas” ou foi vítima delas. Mas esse comportamento, considerado normal por muitos pais, alunos e até professores, está longe de ser inocente. Tal comportamento é tão comum entre crianças e adolescentes que recebe até um nome especial: bullying. Entenda mais sobre esse assunto.
“Deixe que a paz, o amor e a amizade invadam o seu coração! Diga não à agressão!”
www.diganaoaobullyingcena.webnode.com.br
BULLYING NA ESCOLA
DIGA NÃO !
Perfil padrão da vítima durante a vitimação
Perfil padrão da vítima depois de ter sido vitimada
* Baixa auto-estima.
* Ansiedade, stress, angústia, fobias.
* Depressão.
*Sintomas psicológicos não explicados (tristeza, perturbações no sono, etc.).
* Sintomas físicos não explicados (dores de estômago e de cabeça, indisposição, mal estar, vômitos, dificuldades respiratórias, etc)
* Depressão.
* Solidão.
* Suicídio.
* Individualismo.
* Dificuldade de relacionamento afetivo e emocional.
* Adoção de comportamentos de risco.
* Problemas de socialização.
* dificuldades de comunicação.
O QUE É BULLYING?
Bullying, palavra de origem inglesa, que significa valentão, brigão. É uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais, físicas ou psicológicas, praticadas de maneira repetitiva, por um indivíduo (bully ou valentão) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar e/ou agredir outro indivíduo, causando-lhe dor, angústia e sofrimento. Ocorre em uma relação desigual de poder, ou seja, em real situação de desvantagem para a vítima.
Esse fenômeno é tanto um problema social quanto mundial, ocorrendo em toda e qualquer escola (primária e secundária, pública ou privada, rural ou urbana) e até mesmo fora da escola, como na rua ou em áreas de lazer, na vizinhança, e, inclusive,