registro contábel
Doutora em Administração pela Universidade
Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu (FVC). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade
Católica de Salvador (UCSAL). Escritora. Possui grande experiência na coordenação acadêmica de cursos a distância, dirigindo projetos nessa modalidade. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações www.iesde.com.br
Registro contábil
Débito e crédito
Os registros contábeis são realizados com base no método de partidas dobradas. Toda aplicação ou investimento tem uma ou mais origens de recursos; dito de outra forma: o total de débitos deve coincidir com o total de créditos. As aplicações são representadas no sistema patrimonial pelos ativos. As origens ou fontes de recursos são representadas pelo passivo (capital de terceiros) e patrimônio líquido (capital próprio).
As fontes de recursos podem ser de capital próprio ou de terceiros.
Palavras-chave associadas ao débito e crédito
Débito
Crédito
Destino, aplicação, utilização
Ativo
Origem, fonte de recursos
Passivo e patrimônio líquido
As contas de ativo possuem saldo devedor. O total da coluna de débitos, pela lógica da própria movimentação, é maior que o total da coluna de créditos. A diferença entre débitos e créditos é que produz os saldos.
Contas de ativo
Débito
Crédito
Coluna devedora
Coluna credora
Saldo
O saldo da conta é obtido pela diferença entre o valor total da coluna de débito e o total da coluna de créditos.
Um saldo se forma a partir da movimentação da conta. Denominamos de “movimentação” qualquer modificação ocorrida na conta por meio das transações ou eventos contábeis.
87
Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações www.iesde.com.br
Registro contábil
Debitamos uma conta de ativo sempre que adicionamos ou inserimos itens ao patrimônio e creditamos sempre que