Fatos contabeis e seus registros
FATOS CONTÁBEIS E SEUS REGISTROS, LANÇAMENTOS CONTÁBEIS E BALANCETES:
FATOS CONTÁBEIS E SEUS REGISTROS, LANÇAMENTOS CONTÁBEIS E BALANCETES:
Trabalho apresentado a disciplina Contabilidade Introdutória da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Prof. Marcelo Resquetti Tarifa
Anápolis
2010
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO TEÓRICO (1ª PARTE) 4 2.1 FATOS CONTÁBEIS 4 2.2 ATOS CONTÁBEIS 5 2.3 MÉTODO DE PARTIDAS DOBRADAS 5 2.4 LANÇAMENTOS CONTÁBEIS 5 2.5 LIVRO DIÁRIO 6 2.6 LIVRO RAZÃO 7 2.7 BALANCETE 7
3 DESENVOLVIMENTO PRÁTICO (2ª PARTE) 5 3.1 EXERCÍCIO 1 5 3.2 EXERCÍCIO 2 5 3.3 EXERCÍCIO 3 6
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
Segundo Marion (2007 p. 26-27), a Contabilidade é um instrumento que fornece o máximo de informaççoes úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa.
A contabilidade, devido a incansável busca pela instabilidade vivenciada pelas empresas, tornou-se no processo de planejamento um instrumento importante no auxílio das tomadas de decisões, antecipando as possíveis restrições e amenizando seus resultados, transformando-os em benefícios.
As decisões tomadas pelos gestores são responsáveis pelo cumprimento dos objetivos e da missão a ser seguida pela empresa. Dessa forma quanto mais eficazes os registros contábeis, maior será o grau de cumprimento dos objetivos e da missão da empresa.
Através de suas orientações, controle e registros ela alcança sua finalidade, que é de orientar o administrador sobre as alterações ocorridas no patrimônio, geradas pela sua atuação, e a de controlar o movimento de todas as alterações através de registros de escrituração.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO (1ª PARTE)
FATOS CONTÁBEIS
Fato contábil é aquele que provoca modificação no Patrimônio da entidade, sendo, por isso, objeto de contabilização através de conta patrimonial ou conta de resultado, podendo ou não alterar o Patrimônio