Registradores
Na arquitetura de computadores, um registrador é uma pequena porção de memória localizada no processador central. Os registradores permitem acessos muito rápidos a dados e são usados para aumentar a velocidade de execução de programas. A maioria das modernas arquiteturas de computadores operam transferindo dados da memória principal para os registradores, onde estes são processados e o resultado é devolvido à memória principal - é a chamada arquitetura de carregamento-armazenamento.
Os registradores estão no topo da hierarquia da memória e propiciam ao sistema o modo mais rápido de acessar dados. O termo geralmente é usado para designar apenas o grupo de registradores que podem ser utilizados diretamente para entradas ou saídas através de instruções definidas no conjunto de instruções do processador. O conjunto de instruções da arquitetura x86, por exemplo, define um conjunto de 8 registradores de 32 bits, mas uma CPU deste tipo possui mais registradores do que apenas estes.
Categorias de Registradores
Os registradores são medidos pelo número de bits que podem conter. Atualmente as máquinas possuem registradores de 32 ou 64 bits. De acordo com o conteúdo, os registradores podem ser classificados em registradores de uso geral, de segmento, de ponteiro e de estado.
Registradores de uso geral
Registrador Aplicação Uso mais comum
EAX Acumulador Acessar portas de entrada/saída, realizar operações aritméticas, fazer chamada de interrupções, etc.
EBX Base Ponteiro base para acessar a memória. Recebe alguns valores de retorno.
ECX Contador Contador para loops e deslocamentos (shift). Recebe alguns valores de interrupção.
EDX Dados Acessar portas de entrada/saída, realizar operações aritméticas, fazer algumas chamadas de interrupção.
Registradores de segmento
Registrador Aplicação Uso mais comum
CS Segmento de Código Contém o segmento de código no qual o programa está rodando. Mudar seu valor pode pendurar o computador.
DS Segmento de Dados