Registradores
CURSO: Sistemas de Informação
Professor : Rubens
Derick Brandon, Gustavo Jonathan, Isabela Ferreira, Lucas Marcelino
1. Introdução
Nos sistemas digitais, e em particular nos computadores, as informações estão representadas por conjuntos de dígitos binários denominados "palavras". Nos computadores atuais o tamanho da palavra é de 32, 64 ou 128 bits. Porém, até há pouco tempo atrás, os computadores pessoais usavam apenas 8 e 16 bits. Naturalmente, um sistema digital é projetado para trabalhar com um determinado tamanho de palavra, devendo, portanto conter recursos de hardware que lhe permitam processar e armazenar simultaneamente conjuntos de n bits, onde n é o tamanho da palavra.
2. Registradores
Na arquitetura de computadores, um registrador é uma pequena porção de memória localizada no processador central. Os registradores permitem acessos muito rápidos a dados e são usados para aumentar a velocidade de execução de programas. A maioria das modernas arquiteturas de computadores opera transferindo dados da memória principal para os registradores, onde estes são processados e o resultado é devolvido à memória principal - é a chamada arquitetura de carregamento-armazenamento.
Os registradores estão no topo da hierarquia da memória e propiciam ao sistema o modo mais rápido de acessar dados. O termo geralmente é usado para designar apenas o grupo de registradores que podem ser utilizados diretamente para entradas ou saídas através de instruções definidas no conjunto de instruções do processador. São também conjuntos de elementos de memória (flip-flops) utilizados para armazenar n bits a cada borda do clock. Utilizam em comum os sinais de clock e controle.
Registrador (Flip-Flop) com enable
O registrador apresentado carrega o dado a cada borda do clock. Desejável carga controlada por sinal “load”.
•Flip-Flops:
- Mestre-Escravo: composto por dois latches controlados por clocks(enables) complementares.