Regimes Tribut Rios
1. Lucro Real 2
2. Lucro Presumido 2
3. Simples Nacional 3
4. Meio Micro Empreendedor Individual – MEI 3
5. IRPJ Cálculos 3
6. Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) – Alíquotas 4
7. Tributação no DRE 4
8. Regime Cumulativo e Não Cumulativo 5
REFERÊNCIAS 6
REGIMES TRIBUTÁRIOS
1. Lucro Real
É a base de cálculo do imposto sobre a renda apurada segundo registros contábeis e fiscais efetuados sistematicamente de acordo com as leis comerciais e fiscais, este regime tributário tem como base o faturamento mensal ou trimestral da empresa e que incide apenas sobre o lucro efetivo, portanto não haverá possibilidade de pagamento maior ou menor.
Para contabilizar esse valor, a empresa terá que saber precisamente qual foi o seu lucro recebido para realizar a base de cálculo do IRPJ e da CSLL. Dessa forma, os encargos irão diminuir ou aumentar de acordo com a apuração, sendo que, se forem calculados prejuízos durante o ano, à empresa será dispensada do pagamento. O regime adotado no lucro real não é cumulativo para o PIS e o COFINS. Apesar de a alíquota dessas contribuições serem superior ao lucro presumido, existe a possibilidade de descontar créditos com base em alguns fatores como: o montante da depreciação dos ativos, o consumo de energia elétrica, dentre outros.
A empresa que opta pelo Lucro Real passa por um rigoroso processo e além de ter uma preparo para estar ciente do seu estado financeiro real para isso estão inclusos: inventário, Demonstrativo de Resultados (DRE), Relatório de Lançamentos no Caixa e entre outros.
Com os balancetes e demonstrativos de resultados da empresa levantados mensalmente a empresa pagará o imposto à alíquota de 15% sobre seu lucro, neste regime as empresas que excedam o valor de 20 mil reais de lucro por mês, devem pagar à alíquota de 10% que incide sobre o total excedente.
2. Lucro Presumido
O lucro presumido é uma forma de tributação para as empresas que não estão obrigadas no