Regimes Totalitários
Regimes Totalitários
Fascismo e Nazismo
Thayanni Wagner Damazio
Imbituba, 20 de Outubro de 2014
Regimes Totalitários
Totalitarismo é um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados nas mãos do governante. Assim, no regime totalitário não há espaço para a democracia e nem para a garantia dos direitos individuais.
A principal característica desses governos foi a imposição de suas ideias e comportamentos. O líder decreta leis e toma decisões políticas e econômicas de acordo com suas vontades. Outras características:
Uso excessivo de força militar para reprimir oposições ao governo.
Falta de eleições ou eleições manipuladas.
Censura e controle dos meios de comunicação.
Propaganda governamental como forma de exaltar o líder.
O primeiro totalitarismo do século passado surgiu na Russia, o Totalitarismo de Esquerda, que queria alcançar o comunismo.
O primeiro Estado totalitário de direita foi o Fascismo de Mussolini, que surgiu na Itália. Logo após o totalitarismo de direita se espalhou gerando o Nazismo de Hitler na Alemanha, o Salazarismo de Salazar em Portugal, o Franquismo de Franco na Espanha entre outros mais.
O Surgimento de tantos regimes totalitários de direita se deve a duas crises capitalistas que ocorreram após a Primeira Guerra: a europeia (1918–1924) e a mundial (nos anos 30) com a intenção de anular a influência do socialismo e proteger o sistema capitalista que empresários, políticos e até religiosos apoiaram os ditadores. Características dos regimes totalitários de direita:
Antissocialismo.
Capitalismo nacionalista: valorizava-se o desenvolvimento das empresas nacionais.
Autoritarismo: censura, violência, fim dos direitos individuais.
Corporativismo: funcionamento da sociedade como um corpo, todos os órgãos tem funções fundamentais.
Culto à personalidade do líder: idolatria à figura do ditador.
Nacionalismo exacerbado: criação de uma cultura voltada ao orgulho e à