Regime de fabrico
Este trabalho focaliza a evoluçao historica da moeda.primeiramente destaca o estudo da moeda, sua importançia politica, social e economica do surgimento da moeda, seu conceito e suas principais funçoes em relaçao a introduçao do uso da moeda descreveram-se os factos e o contexto que levaram seu uso e sua influencia no avanço notavel na historia da humanidade. Ainda temos um estudo sobre a moeda Angolana sua evolução histórica desde a época antes colonial em que usavam colares formados por rodelas de conchas de caracóis e outras conchas como moeda ate os dias de hoje.
INTRODUÇÃO
A moeda parece ser pouco compreendida na sociedade. Sua descoberta representou um notável avanço na história da humanidade. A moeda proporcionou ao indivíduo generalizar seu poder de compra e obter da sociedade aquilo que sua moeda lhe dá direito, sob a forma que melhor lhe convém.Hoje, o uso da moeda na economia é tão generalizado que se torna difícil imaginar o funcionamento do sistema econômico sem a mesma.
Na realidade, existiram grupos humanos primitivos que não utilizavam quaisquer formas de moeda. Esses grupos humanos, em geral nômades, sobreviveram sob padrões simples de actividade econômica, onde não conheceram a moeda e realizavam trocas diretas em espécies, denominadas escambo.
Essas formas de relacionamento econômico, com o passar do tempo, foram sendo modificadas pelo processo de especialização e divisão social do trabalho, ainda que em estágio primitivo. A vida social tornou-se mais complexa, a produção diversificou-se com a criação de instrumentos de trabalho exigidos pelas novas formas de produção e pelos novos padrões de vida. Dessa forma, o escambo (permuta) foi gradativamente dando lugar a processos indiretos de pagamentos. A aceitação generalizada de determinados produtos recebidos em pagamento das transações econômicas, configura a origem da moeda. Tendo em conta a óptica Angolana Segundo registos históricos, muito antes da época colonial