Componentes e hierarquia dos custos de produção
INTRODUÇAO
Este trabalho de assiduidade vai falar sobre Componentes e hierarquia dos Custos de Produção; Custos Figurativos; Regimes de Fabrico; e Metodos de Apuramento do custo industrial. Todos eles percem à contabilidade analitica que é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos.
Componentes e Hierarquia dos Custos de Produção
Hierarquia dos Custos
Matérias-primas (MP): matérias ou materiais consumidos na fabricação, dando origem ao produto acabado.
Mão-de-obra direta (MOD): remunerações e encargos do pessoal fabril que trabalha diretamente na produção. CUSTO PRIMO + Gastos gerais de fabrico (GGF): todos os custos fabris que não MP e MOD:
Matérias subsidiárias e materiais diversos;
Mão-de-obra indireta;
Eletricidade;
Água;
Seguros;
Amortizações, etc. = CUSTO INDUSTRIAL
Ao custo industrial acresce os custos administrativos, comerciais e financeiros, ou seja, os custos não industriais, do que resulta o CUSTO COMPLEXIVO.
Custo Complexivo: Custo industrial acrescido dos custos administrativos, financeiros e comerciais (custos não industriais).
Custo Económico-Técnico: Ao custo complexivo deve-se adicionar um montante para remunerar os capitais investidos tendo em consideração o risco de negócio financeiro, ou seja, o lucro.
REGIMES DE FABRICO
Transformação das matérias:
Uniforme (um só produto) v. Múltipla (diversos produtos) Disjunta (transformações distintas)
Conjunta (mesmas MP e transformação)
Contínua (ininterrupta) v. Descontínua (operações fabris separadas por curtos intervalos de tempo)
Simples (apenas uma operação) v. Complexa (várias operações distintas)
Tipos de