Regime de Caixa e Competencia
Regime de caixa é analisado no período, ou seja, analisa-se as entradas e saídas de dinheiro com seus respectivos saldos diários, quando há sobra de dinheiro no caixa como por exemplo venda a vista de intens comprados a prazo não significa que há lucro, como faltando dinheiro no caixa por exemplo, atraso de recebimentos de contas e inadimplências não significa que há prejuízo.
Regime de Competência analisa-se o real desempenho da empresa, considerando as operações de venda com os respectivos custos para sua realização. Assim é avaliado os custos efetivos, sendo eles fixos e variáveis que envolvem na realização do negocio, mesmo que tenham recebimentos ou pagamentos, e também, é considerado os valores contratados quando compra e venda de produtos negociados podendo ser ele de mercadoria ou de serviço.
Ou seja, o que demonstra o resultado através do lucro ou prejuízo, demonstra o desempenho pelo Regime de
Competencia, e, aquele que demonstra o resultado através do saldo em caixa, demonstra o seu desempenho pelo Regime de Caixa. Ambos devem ser seus referentes para suas tomadas de decisões sobre: estabelecer prazos para recebimentos e pagamentos, maiores esforços de vendas, estabelecer política de compra.
02) Como as Receitas, Custos e Despesas são reconhecidos contabilmente pelo Regime de
Competência? Elabore dois exemplos:
O reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras.
Sob o método de competência, os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos.
Para todos os efeitos, as Normas Brasileiras de Contabilidade elegem o regime de competência como único parâmetro válido, portanto, de utilização compulsória no meio empresarial.
Por exemplo na Contabilidade Pública, podemos observar que as