Regime cambial da china
Regime Cambial da China
Sobre Regime cambial existem dois tipos que são aplicados na China, tais como:
* Regime Cambial Fixo - Esse regime é indicado para ser utilizado como ancora cambial no combate a inflação, no qual o Banco Central de um país estabelece um valor fixo para a paridade entre a moeda local e o dólar.
* Regime Cambial Flutuante - Regime onde não há taxa estabelecida e o mercado a decide diariamente. Conhecida também como “cambio sujo”, devido a impedição do governo em altas variações interferindo em sua cotação. Na China através das remessas de lucros que são retiradas das multinacionais para o exterior, os importadores e exportadores modificam a forma de fixação de valores.
Taxa Interna de Juros da China
A taxa interna de juros da china é um dos dispositivos que o governo utiliza para controlar a política econômica do país.
Taxa Anual de Inflação da China
Na China é adotado um câmbio fixo que é determinado pelo governo com relação ao dólar americano. A taxa interna de juros na china é determinada a partir da âncora cambial, utilizando um mecanismo que relaciona a moeda local com a moeda internacional de referência, como é no caso do dólar americano. Com isso fixa-se o valor de, por exemplo, R$1,00 a US$1,00. Quando se trata da inflação na China, estamos nos referindo à inflação baseada no índice de preços ao consumidor, ou seja, IPC. O IPC chinês houve uma evolução dos preços de produtos e serviços padrão que normalmente as famílias na China adquirem para consumo. Para definir a inflação, fizemos uma comparação entre o percentual no nível IPC de um determinado período em relação ao nível do período anterior, assim podemos afirmar que a taxa anual de inflação na china no mês de abril de 2013 é de 2, 301%.
Aula 5
Regime Cambial da China dos últimos 20 anos
No fim dos anos 70, a China passou por um período de reformas, o regime de câmbio chinês evoluiu de um mecanismo centralizado de controle para um sistema