eletromagnetismo
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
GRADUAÇÃO EM FÍSICA
ELETROMAGNETISMO
A LEI DE AMPÈRE, A LEI DE FARADAY E AS EQUAÇÕES DE
MAXWELL
MARIA KAMYLLA E SILVA XAVIER – 200760262
PROFESSOR: JOEL CAMARA DE CARVALHO FILHO
MONITORA: MICHELLI SILVA DE OLIVEIRA
LUÍS GOMES
2009
APRESENTAÇÃO
Neste trabalho iremos compreender a unificação das teorias da eletricidade e do magnetismo em uma em uma só: o eletromagnetismo, através da experiência de Oersted que demonstrou que correntes elétricas produzem efeitos magnéticos. Definiremos as leis de Ampère e Faraday que fazem parte dos fundamentos da Física e tem grandes implicações na tecnologia moderna. Apresentaremos o conjunto de equações que descrevem os fenômenos eletromagnéticos, as equações de Maxwell, desde quando formuladas, há mais de um século, estas equações passaram pelos mais severos testes experimentais e sem dúvida constituem-se num dos pilares da Física.
A LEI DE AMPÈRE
As descobertas feitas pelo cientista dinamarquês Hans Christian Oersted foram cruciais para o entendimento do eletromagnetismo. Em 1820 ele descobriu que uma agulha de bússola deslocava-se do sentido do norte magnético quando uma corrente elétrica era ligada em um fio que estivesse próximo. Isto significa que outro campo magnético, além do da terra, estava afetando a posição da agulha (o campo magnético produzido pela corrente elétrica que percorre o fio).
A figura ao lado mostra um esquema do experimento realizado por Oersted. Na figura A, temos a agulha de uma bússola alinhada com o campo magnético da Terra; na figura B, a agulha sofre um desvio graças à presença da corrente elétrica que passa pelo fio condutor.
Esta descoberta demonstrou a íntima relação entre a eletricidade (corrente elétrica) e o magnetismo (a orientação da agulha imantada de uma bússola); além de servir como base para a teoria do eletromagnetismo e para