China e seu regime cambial
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Samara Santana
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Regime Cambial da China
Introdução
Neste trabalho estamos relatando os regimes de Cambio e o valor da moeda que é utilizada pela China. E o que acontece em seu país para que seja a 2° maior economia do mundo.
É importante verificar o mercado interno e o externo para prevenir surpresas negativas, fazendo uma análise especifica do mercado da China, que atualmente é uma das maiores economias do mundo, e possui uma alta taxa de crescimento econômico avaliada em quase 10% ao ano, o PIB (Produto Interno Bruto) da china atingiu US$ 8,2 trilhões em 2012, e com este acelerado desenvolvimento e crescimento econômico a China atualmente é avaliada como a 2° maior economia do mundo, ficando em 1° lugar os Estados Unidos, economia da china representa atualmente basicamente 15% da economia mundial.
1- Qual (is) o(s) regime(s) cambial (is) adotado(s) pelo país nos últimos 20 anos?
A China como uma das maiores economias do mundo utilizou por muito tempo a Ancora Cambial como um de seus regimes. Isto porque ela utiliza uma taxa de cambio fixa, onde não há muitas oscilações e mantendo a sua moeda o Yuan desvalorizada. Com tudo isto a China tem um atrativo que chama investidores para sua economia, pois a mão de obra ali no país gerado é inferior a de outros países.
Mas com o passar do tempo à China começou a sofrer forte pressão do G-20 onde eles pediam que a China voltasse a valorizar a sua moeda, para assim igualar ao dos outros países. Não tendo muito que fazer a China faz uma pré-valorização do Yuan tomando assim a utilizar o Regime de Cambio Flutuante, pois o governo ou como o G-20 acaba intervindo para que a economia de outros países não seja afetada.
2 – Qual a taxa de câmbio do país em relação a nossa moeda, o Real?
Gráfico demonstrando as taxas de cambio do Yuan Chinês para o Real