regiao sul
AMANDA ROCHA SOARES E CRISTINA MARTINS DA COSTA XAIA
BACTERIA CAUSADORA DA TUBERCULOSE
BELO HORIZONTE
2014
TUBERCULOSE
É uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). A tuberculose é uma doença que afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro) que é a tuberculose extrapulmonar. Estima-se, ainda, que mais ou menos 30% da população mundial estejam infectados, embora nem todos venham a desenvolver a doença.
Como ocorre a transmissão da tuberculose:
A tuberculose é transmitida por via aérea em praticamente a totalidade dos casos. A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias respiratórias.
A tuberculose possui suas fases, que são:
Primoinfecção Tuberculosa: Quando uma pessoa inala as gotículas contendo os bacilos de Koch, muitas delas ficam no trato respiratório superior (garganta e nariz), onde a infecção é improvável de acontecer. É o primeiro contato da pessoa com a bactéria.
Tuberculose primária: A tuberculose resultante da progressão do complexo primário e que se desenvolve nos primeiros cinco anos após a primoinfecção denomina-se . Tuberculose pós-primária: Uma vez infectada, a pessoa pode desenvolver a doença em qualquer fase da vida. Isto acontece quando o sistema imunológico não pode mais manter os bacilos “sob controle” e eles se multiplicam rapidamente.
Transmissão da tuberculose:
A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A pessoa com tuberculose transmite, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Má