regiao sudeste
A região sudeste limita-se ao norte e a nordeste com a Bahia; a leste e ao sul com o oceano Atlântico; a sudoeste com o Paraná; a oeste com Mato Grosso do Sul; a noroeste com Goiás e o Distrito Federal.
É a segunda menor região do país, sendo maior apenas que a região Sul. A área real ocupa aproximadamente 924 510 km², 1/10 da superfície do Brasil. É composta por quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Relevo
Podemos identificar cinco grandes divisões no relevo no Sudeste:
-Planícies e terras baixas costeiras;
-Serras e planaltos do Leste e do Sudeste;
-Planalto Meridional;
-Planalto Arenito-basáltico; -Depressão Periférica
Clima
A região Sudeste apresenta os climas tropical, tropical de altitude, subtropical e litorâneo úmido.
O clima tropical predomina nas baixadas litorâneas de Espírito Santo e Rio de Janeiro, norte de Minas Gerais e oeste paulista. Apresenta temperaturas elevadas e duas estações definidas: uma chuvosa, que corresponde ao verão, e outra seca, que corresponde ao inverno. O clima tropical de altitude, que ocorre nos trechos mais elevados do relevo, caracteriza-se por temperaturas mais amenas.
O clima subtropical, que aparece no sul do estado de São Paulo, é marcado por chuvas bem distribuídas durante o ano(temperaturas médias e por uma grande amplitude térmica. Há ainda, no norte de Minas Gerais, o clima semiárido, mais quente e menos úmido, apresentando estação seca anual de cinco meses ou até mais nos vales dos rios São Francisco e Jequitinhonha.
No Sudeste, como em qualquer região, as temperaturas sofrem a determinante influência da posição geográfica, ou seja, da latitude, do relevo e da altitude e também da maritimidade. As menores temperaturas da região são registradas nos picos da serra da Mantiqueira, e Serra do Caparaó.
Vegetação
A variedade de tipos de clima permite deduzir que primitivamente existiu uma variedade de tipos de vegetação, hoje em grande parte