Regiao Norte
REGIÃO NORTE
UNIDADE PONTA DA PRAIA
7º ANO A
Denis Bugarin Monteiro Moreira
Enzo Alves Guerra do Rosario
Gabriel Sassanovicz de Asevedo
Rafael Sassanovicz de Asevedo
A Região Norte é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Possui uma área de 3.869.637 km², sendo a maior do país em extensão territorial, superior à área da Índia e pouco inferior à União Europeia.
- População: 16.318.163 (estimativa 2012)
Formada por sete estados Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins
1) DADOS SOCIOECONÔMICOS REGIONAIS: CENSO 2010
Economia
A economia da região baseia-se na extração de látex, madeira, castanha e frutas, como o açaí. É também uma área rica em minérios. No Pará, fica a serra dos Carajás, de onde se extrai minério de ferro, manganês, cobre e ouro, e Oriximiná, Vale do rio Trombetas, onde existe a maior produção de bauxita do Brasil, além das atividades turísticas.
Em 2010, o Produto Interno Bruto (PIB) da Região Norte representava 5,3% do PIB nacional. Foi a região que apresentou o maior crescimento econômico.
Demografia
Apesar de ser a maior região em termos superficiais, é a segunda menos populosa do Brasil, com 15 milhões de habitantes, a frente apenas da região Centro-Oeste. Isso faz com que sua densidade demográfica, 4,77 hab./km², seja a menor entre as regiões do país. Essa pequena densidade populacional na Região Norte e no Centro-Oeste faz com que elas sejam consideradas "vazios demográficos". Uma das principais razões para o "vazio" na Região Norte é a extensa área coberta pela Amazônia, que por ser um ecossistema de floresta densa, dificulta a ocupação humana.
2)ESTRUTURA NATURAL REGIONAL: RELEVO, HIDROGRAFIA, CLIMA, FLORA E FAUNA.
O clima predominante na região é o equatorial, com temperaturas elevadas e índice pluviométrico (de chuvas)