regencia verbal
Tema: Regência verbal
Série: Ensino fundamental 5º ano
Objetivos Gerais:
Reconhecer e usar mecanismos de regência verbal, produtiva e autonomamente;
Reconhecer diferenças entre a norma padrão e o uso não padrão de regência verbal, em diferentes textos;
Relacionar aspectos semânticos a aspectos de regência verbal;
Reconhecer que um mesmo verbo pode apresentar diferentes regências em diferentes contextos.
Duração das atividades
1 aula de 40 minutos
Matéria: Português
Metodologia
PROFESSOR, o tópico da gramática a ser trabalhado nessa aula é a regência verbal. Não se desconhece que uma das dificuldades do emprego da norma padrão relaciona-se, de um modo geral, à seleção de palavras e, num plano mais específico, à combinação das palavras em frases, ou seja, a sua organização em estruturas sintáticas, orações, centradas em verbos. Se o objeto de ensino é a língua como processo histórico e social, estudar as questões da norma, relativas ao tópico abordado, é proporcionar a experiência de entender e usar um sistema que sempre se refaz, visto que se trata de uma prática social.
Nesse sentido, conhecer regência verbal, por exemplo, é poder refletir se determinado verbo necessita ou não de complementos, o que resulta em escolhas de preposições relacionadas a este complemento. Há verbos que, de acordo com a mudança de sua transitividade, apresentam mudança de significado. O conhecimento das diferentes regências desses verbos é um recurso linguístico que não só permite a correta interpretação de textos, como também oferece possibilidades expressivas ao falante/escritor.
Importante: Professor, para melhor desenvolvimento do tema proposto, o aluno precisa ter conhecimento básico de que a regência verbal estuda a relação de dependência que se estabelece entre os verbos e seus complementos.
Para retomar o tópico a ser estudado, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para assistirem ao vídeo sobre