refrevgte
8526 palavras
35 páginas
APONTAMENTOS COMPLEMENTARESÀS AULAS PRÁTICAS DE MATERIAIS CERÂMICOS
DIAGRAMAS DE FASE TERNÁRIOS
M. CLARA GONÇALVES
IST
MAIO, 1994
Os apontamentos complementares às aulas prácticas de Materiais Cerâmicos, sobre diagramas ternários, não deverão substituir a consulta directa a fontes bibliográficas, mas somente ajudar o aluno na nomenclatura portuguesa neste capítulo.
1
I - GLOSSÁRIO
∗ Componentes de um sistema - O menor número de variáveis químicas independentes, necessárias e suficientes para expressar a composição de cada fase presente em qualquer estado de equilíbrio termodinâmico.
∗ Diagrama de fases - Método gráfico claro e conciso de representação da situação de equilíbrio termodinâmico, e instrumento imprescindível na caracterização de materiais cerâmicos. O diagrama de fases contem informação sobre o número de fases presentes, a composição de cada fase e, para cada composição, a proporção entre as fases, i.e., informação sobre a micro-estrutura do material cerâmico em condições de equilíbrio termodinâmico. O diagrama de fases não contempla informação cinética, nada dizendo sobre o intervalo de tempo necessário para que um sistema atinja o equilíbrio, a partir de um ponto inicial qualquer, ou o tempo necessário para que se complete uma dada reacção química. Em sistemas ricos em Si, a elevada viscosidade da fase líquida conduz a velocidades de reacção baixas e a tempos longos até que se estabeleça o equilíbrio.
Para sistemas deste tipo, os estados metaestáveis são particularmente importantes.
∗ Equilíbrio heterogéneo - Um sistema é heterogéneo e está em equilíbrio heterogéneo, quando é constituido por duas ou mais porções homogéneas (fases) em equilíbrio termodinâmico uma com a outra.
2
∗ Equilíbrio homogéneo - Um sistema é homogéneo e está em equilíbrio homogéneo quando é formado por uma única fase, e quando todos os processos ou reacções que nele ocorrem se processam em equilíbrio termodinâmico.
∗