refractarios
Young, módulo de cisalhamento e razão de Poisson, são importantes também na determinação de outras propriedades mecânicas [18,32].
O módulo de Young é um parâmetro mecânico que proporciona a medida de rigidez de um material sólido, podendo ser definido pela lei de Hooke na equação seguinte: σ=Exε (5)
em que σ é a tensão, E é o módulo de Young e Ɛ, a deformação [33].
Essa lei descreve, matematicamente, o comportamento experimental de determinados materiais, nos quais a deformação (ε) é praticamente proporcional à tensão (σ) quando as deformações são pequenas. Como a deformação é adimensional, o módulo de Young tem as mesmas dimensões da tensão: MPa. No entanto é comum utilizar a unidade GPa, pois os módulos são valores muito grandes [33].
Quando essa tensão axial (σ) é aplicada em um corpo gerando uma deformação elástica, surge uma razão negativa entre as tensões lateral e axial, a qual é definida como razão ou coeficiente de Poisson (ν), segundo a equação [34,35]:
ߥ=−
ఌೣ
ఌ
=−
ఌ
ఌ
(6)
Para os materiais isotrópicos, isto é, aqueles que apresentam as mesmas propriedades físicas independente da direção cristalográfica, os módulos de cisalhamento e elasticidade estão correlacionados entre si e com o coeficiente de Poisson de acordo com a equação seguinte: ߥ=
ா
ଶீ
−1
(7)
em que ν é o coeficiente de Poisson, E é o módulo de Young e G o módulo de cisalhamento [34,35].
O módulo de elasticidade está relacionado à freqüência natural de vibração da estrutura. Um componente com baixo módulo tem uma freqüência natural de vibração menor do que um outro que tenha maior módulo, desde que a massa específica seja a mesma [33].
Os métodos de análise do módulo de elasticidade podem ser divididos em duas classes: métodos estáticos e métodos dinâmicos.
36
Os métodos estáticos consistem em solicitar mecanicamente um corpo por meio de aplicação de tensão, podendo ser de tração, compressão, flexão ou torção, com