Tipos de governo
É um sistema de governo onde o país não possui unidades administrativas, ou seja, não possui estados. A maioria dos países do mundo é formada de Estados unitários, principalmente porque muitos deles não possuem uma vasta extensão territorial que justifique uma separação de poderes em suas divisões internas.
Exemplos: Mônaco, Angola.
ESTADO FEDERATIVO
É a forma de governo mais completa da atualidade, possui autonomia política e possui três níveis de organização (Federal, estadual e lei orgânica do município).
Exemplos: Brasil, Estados Unidos.
UNIÃO DE ESTADOS
Esse sistema de governo tem como principal característica o poder da estruturação de diversas maneiras, porém duas se destacam: a União pessoal – na figura de um soberano e a União confederada ou confederação - mantém soberania no plano interno e externo.
MONARQUIA (ABSOLUTISTA, PARLAMENTARISTA E CONSTITUCIONAL)
É um sistema político que reconhece um monarca (através de eleição ou hereditariamente) como chefe do Estado, porém seus poderes são limitados pela constituição(série de leis fundamentais) do seu País. Nessa forma de Governo a chefia de Estado é exercida por um monarca; a chefia de Governo por um primeiro-ministro ou o presidente do Conselho de Ministros, que é quem tem a reponsabilidade do Poder Executivo e da direção das políticas interna e externa do país, além da administração civil e militar, de acordo com as leis e a Constituição nacional. Existe, também, um Poder moderador chefiado pelo Monarca. As monarquias constitucionais modernas em regra obedecem a um sistema de separação de poderes, onde o monarca é simbolicamente o chefe do poder executivo. Exemplos: Austrália (Constitucional), Arábia Saudita (Absoluta) e Canadá (Parlamentarista).