Reforma Religiosa
· A disputa entre dois sistemas teologicos que se confrontavam: O tomismo(Defendia a ideia de que o livre arbitrio e as obras eram o caminho para a salvação) e a teologia agostiniana( Defendia a ideia de que a predestinação e a fé eram as condições para a salvação).
· Uma nobreza que desejava tomar posse das terras da Igreja.
· Camponeses descontentes com sua situação na sociedade em que eram submetidos por relações servis e pela Igreja Catolica que os indiciava a pagar o dizimo.
· Vendas de cargos eclesiaticos
· Simonia(Venda de reliquias sagradas)
· Desrespeito ao celibato clerical
· Prática da usura
· Venda das cartas de indulgencia(Estopim)
Nesse contexto de uma classe camponesa descontente e de uma classe nobre com objetivo de tomar posse das terras da Igreja, Martinho Lutero(Integrante do clero, teologo e catolico), condenou a Igreja Catolica pelo modo como via a salvação perante Deus(Salvação pelas obras: Missas, orações, boas ações, venda de indulgencias) e defendeu a ideia de que a salvação deveria ocorrer pela fé. Lutero escreveu um documento que ficou conhecido como "As 95 teses" que radicalizavam suas criticas à Igreja e ao proprio Papa. Diante dessa situação, o Papa Leão X enviou uma bula papal a Lutero exigindo que ele se retratasse em um local público. Lutero descumpriu a ordem e rasgou o documento, consolidando seu rompimento com a Igreja Catolica. A partir dai se estabelece uma