Reforma ortografica
O novo acordo ortográfico – como ensinar aos alunos as novas regras?
Vejamos algumas dicas de atividades que podem ser feitas para assimilação gradual da nova ortografia:
- Faça uma caixinha de dúvidas sobre o novo acordo e permita que os alunos escrevam à medida que quiserem. Então, a cada semana, leve as perguntas para casa, pesquise, responda e leia para a turma.
- Em outra aula, tire alguns minutos para comentar sobre as alterações ocorridas com o novo acordo. Pergunte o que os alunos acharam, o que melhorou ou o que não gostaram. Em relação a algum comentário negativo a respeito das mudanças, não questione, nem imponha sua opinião, pois isso impedirá que o aluno veja o lado positivo desta lei.
- Aponte sempre o lado bom do novo acordo com comentários positivos, como: “veja como ficou mais fácil entender a acentuação”, “poderemos ler livros de autores portugueses”, “a união entre os países se fortalecerá”, “a economia entre os países que fala português ficará melhor”, etc.
- Faça cartazes com a turma com as mudanças ortográficas que mais afetam o cotidiano dos estudantes e deixe-os fixados nas paredes da sala, com letras grandes e visíveis.
- Peça aos alunos que a cada vez que lerem um texto, sublinhem as palavras com a antiga ortografia, risquem a lápis o vocábulo e coloque a forma correta acima do mesmo.
- Estabeleça um novo período de vigência do acordo com os alunos à parte do concedido pelo decreto. Dessa forma, antes mesmo de 2012, os estudantes já terão assimilado as novas regras. Além disso, será como um desafio e chamará a atenção dos mesmos.
De qualquer forma, passe sempre uma visão cordial do novo acordo, para que os alunos não se intimidem, ao contrário, se sintam capazes e acomodados nesse novo ambiente ortográfico!
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil