Formação do pensamento administrativo
Formação do pensamento Administrativo
Durante o desenvolvimento da humanidade, conscientes de que não poderiam alcançar determinados objetivos sozinhos, os homens desde muito tempo atrás usavam formas de associações entre eles mesmos para, através do esforço conjunto, atingirem os objetivos pretendidos. Isto pode ser considerado como um dos primeiros indícios do pensamento administrativo do ser humano.
Conforme Maximiano (2000), por volta de 10000 a 8000 a. C. na Mesopotâmia e no Egito, agrupamentos humanos que desenvolviam atividades extrativistas faziam uma transição para atividades de cultivo agrícola e pastoreio, iniciando-se a “Revolução Agrícola”. Nesse período surgem as primeiras aldeias, marcando-se a mudança da economia de subsistência para a administração da produção rural e a divisão social do trabalho.
A história da Administração pode ser dividida em quatro fases: * A primeira fase, dita como a de acumulação de recursos, começou após a guerra civil americana (1865), onde tivemos a grande expansão das construções ferroviárias, ocasionando a criação do mercado de ferro e de aço e do mercado de capitais. As empresas passaram a poder atingir os mercados urbanos através das estradas de ferro. Nessa fase, a administração consiste em ampliar as instalações de produção. * A segunda fase, racionalização do uso dos recursos. Nessa fase, a empresa começa a sistematizar seus prazos de entrega, organizando o planejamento e controle de produção. * A terceira fase, o novo crescimento, é a reorganização da fase anterior. As margens de lucros baixaram, a saturação do mercado levou as empresas a começarem a procurar novos produtos e mercados, onde temos a diversificação de produtos, surgindo assim departamentos de pesquisa e desenvolvimento, engenharia de produto e desenho industrial. * A quarta fase, racionalização do uso de recursos em expansão, ocasiona a reorganização