Aspectos históricos da formação do pensamento administrativo.
Parte inferior do formulário
| | | | TGA : TGA - Aspectos introdutórios - Parte 3 | | Aspectos históricos da formação do pensamento administrativo: Na história da humanidade, verifica-se que sempre existiu alguma forma de associação entre os homens para, através do esforço conjunto, atingirem objetivos que...
Aspectos históricos da formação do pensamento administrativo
Na história da humanidade, verifica-se que sempre existiu alguma forma de associação entre os homens para, através do esforço conjunto, atingirem objetivos que, isoladamente não seria possível.
O processo de administrar está vinculado a qualquer situação em que existam pessoas fazendo o uso de recursos para atingir determinado objetivo.
De tais formas, embora inicialmente rudimentares, já manifestava-se alguma forma de administrar organizações.
Conforme MAXIMIANO (2000, p. 126), por volta de 10000 a 8000 a. C. na Mesopotâmia e no Egito, agrupamentos humanos que desenvolviam atividades extrativistas faziam uma transição para atividades de cultivo agrícola e pastoreio, iniciando-se a “Revolução Agrícola”. Nesse período surgem as primeiras aldeias, marcando-se a mudança da economia de subsistência para a administração da produção rural e a divisão social do trabalho.
Ainda, de acordo com mesmo autor, no período compreendido entre 3000 e 500 a. C., a “Revolução Agrícola” evoluiu para a “Revolução Urbana”, surgindo as cidades e os Estados, demandando a criação de práticas administrativas.
CHIAVENATO (1983, p.18) faz referências às magníficas construções realizadas na Antiguidade no Egito, na Mesopotâmia, na Assíria indicaram trabalhos de dirigentes capazes de planejar e orientar a execução de obras que ainda podemos observar. Também, através de papiros egípcios foi possível verificar a importância da organização e administração da burocracia pública no Antigo Egito.
A influência dos filósofos no pensamento administrativo
Merece referências a