Reforma Agraria
Introdução: A proposta do presente trabalho é apresentar o fruto da experiência da Associação Sedes Sapientiae junto aos Assentados e Acampados do município de Caiapônia, oeste do estado de Goiás, no período de 17 a 27 de janeiro de 2010. Longe de possuir a estrutura e linguagem de um texto formal científico, trata-se de uma abordagem dialética, na qual são apontadas observações e posicionamentos, com o intuito de colaborar na construção de uma imagem pessoal daquilo que representa o movimento em prol da Reforma Agrária nos dias atuais. É o fruto de experiência e práxis junto às famílias, realizada pela mesma associação citada acima, não o conjunto de orientações teóricas e validamente assumidas pelo meio científico e acadêmico.
Reforma Agrária nos dias atuais.
Falar em Reforma Agrária, nos dias atuais, é sinônimo de grande polêmica. Variadas são as posições tomadas por grande parte da população brasileira. Concordantes e discordantes. Contrários e simpatizantes. Vale destacar que o que, na maioria das vezes, é mal visto por um grande número de brasileiros é também a causa de esmero por parte de inúmeros pesquisadores oriundos das mais diversas partes do mundo. Diante disso, não seria o desinteresse de muitos efeitos colaterais da ausência de um apurado conhecimento da situação? Afinal, em que consiste tal movimento?
Com essa finalidade, eis que apresento o presente ensaio, fruto de uma rica experiência missionária, já dita como experiência de uma associação desvinculada a este trabalho escolar, que, não obstante, possibilitou as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de uma pesquisa que objetiva compreender qual a real situação dos movimentos em prol da Reforma Agrária em nosso país, donde se poderão descobrir quais são os